Siga-nos!

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

SOBRE

English Version

O Coro Contemporâneo de Campinas é fruto da união do Maestro Angelo Fernandes com os alunos de canto, instrumento, regência e composição dos cursos de música do Instituto de Artes da UNICAMP. Guiando-se pelo desejo de disseminar a música coral em Campinas – por meio de um projeto capaz de desenvolver um amplo trabalho de formação de cantores e regentes corais – o coro surgiu em 2009, com uma atuação que contempla repertório a cappella e montagem de óperas e cantatas.

Concomitantemente, o grupo realiza também, pesquisas com o intuito de formar um repertório de alto nível técnico e artístico, com ênfase na música coral composta nos séculos XX e XXI.

A constante pesquisa, aliada à busca e vontade de participar em eventos realizados na região circundante, em importantes festivais e encontros nacionais e internacionais, fizeram com que o grupo, a despeito de sua jovem trajetória, tenha ganhado destaque, sendo conhecido regional e nacionalmente. Além de atingir visibilidade e reconhecimento internacional, devido à participação e premiação em eventos de relevância na cena musical.

Desde sua criação, o grupo vem mantendo, além do alto nível técnico, uma atividade intensa, tendo em seu currículo a realização de vários concertos nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto e do Sul de Minas Gerais; a montagem de concertos e óperas em parceria com orquestras e outros coros, assim como, a participação em encontros e festivais.

Do repertório dedicado à música a cappella, destacamos a variedade de estilos que abrangem os compositores como Claudio Monteverdi, Henry Purcell, Hans Leo Hassler, Francis Poulenc, Anton Bruckner, Hugo Alfven, Javier Busto, Eric Whitacre e os brasileiros Carlos Alberto Pinto da Fonseca, Marlos Nobre, Ronaldo Miranda e arranjos de músicas populares.

 

Dentre suas produções destacam-se a participação na montagem das óperas “Don Giovanni”, “A Flauta Mágica” e “A Clemência de Tito”, de W. A. Mozart, “Dido e Eneias” de Henry Purcell, e “West Side Story”, de Leonard Bernstein. Entre as obras sacras, as montagens da Missa “Lord Nelson” de Joseph Haydn, “Réquiem” de Gabriel Fauré, de W. A. Mozart e o “Réquiem Alemão” de Johannes Brahms, “Oratório de Natal” de J. S. Bach, e a “Missa”, de Igor Stravinsky. Também realizou a cantata “Carmina Burana” de Carl Orff, “Sinfonia nº 2”, de Gustav Mahler, “Sinfonia nº 2”, de Felix Mendelssohn, “Sinfonia nº 9” de L. Beethoven, “Maracatu do Chico-rei” de Francisco Mignone, e “Choros nº 10”, de H. Villa-Lobos.

Em 2014 e 2015 o Coro Contemporâneo de Campinas participou de toda a temporada da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Além disso, o grupo se apresentou no VII Festival Internacional de Coros de San Juan (Argentina), no qual realizou vários concertos, apresentando um repertório composto por obras sacras de diversos compositores dos séculos XX e XXI, junto com obras brasileiras nacionalistas das décadas de 20 e 30. Destacamos também, dando continuidade a sua promissora trajetória, que o grupo recebeu o prêmio 1º lugar no III Encontro de Coros e Weinfest do Club Transatlântico de São Paulo, concorrendo com diversos coros do Estado de São Paulo.